Laerte no Provocações (TV Cultura)

Nesta última terça-feira, foi ao ar uma entrevista excelente do Laerte no Provocações, na Tv Cultura…! Com várias perguntas ora instigantes, ora bem-humoradas, foi uma boa oportunidade para ouvir del@ sobre aspectos da transgeneridade. A seguir, o trecho que mais me emocionou:

O que eu tenho de preocupação hoje é com a transgeneridade, é com a transexualidade, é com a orientação sexual. São milhares de jovens que estão por aí passando por crises profundas e sofrendo pressões bárbaras em escola, na família, nas ruas e tal e tudo, principalmente jovens. Porque pessoas, como eu, que passam uma vida fazendo o que querem, têm uma profissão super adorável e chegam numa idade provecta e descobrem a sua transgeneridade e podem se vestir, são muito poucas. A maior parte das pessoas que vive a sua transgeneridade começa a viver isso na infância, e com pressões, e crises, e situações muito graves, que causam problemas muito sérios.

Pessoas como essas, em diferentes contextos sociais, são estimuladas ou empurradas pra marginalidade, pra prostituição, pra degradação, sabe? São pessoas que poderiam estar dando o melhor de si, fazendo cursos, sendo o que quisessem na vida, atendendo aos seus desejos e aos seus talentos, mas são bloqueadas desse caminho por causa da sua orientação, por causa da sua natureza. Eu gostaria é que todas as pessoas, transgêneras ou cisgêneras — cisgênero é que não é transgênero –, de todas as orientações sexuais, que todas essas pessoas pudessem exercitar a tolerância, a compreensão pela diferença humana, e abraçar todas as possibilidades do ser humano, que são inúmeras, são infinitas.

Você já ouviu o termo cisgênero antes na tv? Eu não… 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s