Natural e real

Outra coisa na qual estava pensando agora:

Seres com pênis + seres com vagina + seres intersex => definem um conjunto Real de seres: diferentes tipos e formas (dimensões?) genitais, incluindo tamanho ou potencial reprodutivo, por ex.

Não há sentido em definir um ponto a partir do qual deve-se marginalizar alguém. Não importa se são categorias médicas ou categorias pessoais de estereótipos. Assim como nos números reais, não se pode definir tal ponto; sempre é possível um 2,5 entre 2 e 3, ou 2,55 entre 2,50 e 2,60. Há um componente individual forte para se posicionar alguém mais próximo ou distante de cada ‘categoria’.

Não discordo de que a definição dos pontos cumpre função. Porém, não creio que esta definição implique a ignorância ou irrelevância dos fatores psicológicos, existenciais, físicos, etários, sociais, etc que definem determinada pessoa. E isso é algo que me parece incrivelmente preponderante em nossa sociedade: a definição limitada (comparável ao conceito de números naturais) do que seja sexo, do que seja gênero, do que seja sexualidade. E isso, em sendo principalmente danoso, e por outro lado nos ajudando a estabelecer alianças e lutas comuns, é tão limitador quanto uma mirada desatenta a uns e setes que ignora terminantemente os 5,7etes e 6,1ns que estão entre eles.

Eu espero que não seja esse o espírito das nossas lutas. Espero, sim, que vejamos aspectos de nossa identidade que permitam diálogos, que permitam caminhadas lado a lado, mas não que nos convertamos necessariamente nos estereótipos que nos deram ou que sustentamos: devemos, neste sentido, usar números naturais tendo plena consciência da existência indistinta, soberana, dos reais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s