O caminho transgênero (03) – Encontrando comunidades

Para muitxs de nós que nos identificamos como pessoas transgêneras (ou que tenhamos vivências não-dominantes de gênero), é importante encontrar outras pessoas que compartilhem emoções e experiências de vida similares às nossas. Encontrar uma comunidade de aliadxs pode nos ajudar a nos sentirmos menos solitárixs em nossos novos caminhos e a responder algumas questões que possamos ter diante de novos desafios, em especial aqueles relacionados às mudanças sociais e corporais que planejemos e desejemos fazer [1].

Caso você more próximx a uma cidade grande, em geral é possível encontrar grupos de suporte e interação social que sejam positivos. Caso você esteja em cidades menores ou em áreas rurais, é provável que seja mais complicado encontrar grupos organizados. Entretanto, pessoas transgêneras vivem em todos os cantos do mundo, e você não está sozinhx. Ao fim do post, são apresentados alguns links para algumas organizações de luta por, e apoio a, pessoas transgêneras.

Um primeiro local de apoio possível está na internet. Embora ainda de difícil acesso em muitos lugares do país, o uso da internet está se tornando mais amplo e barato; espero que você tenha condições de acesso razoáveis à internet, ou que possa ajudar outra pessoa caso necessário, especialmente se ela lida com questões de identidade de gênero ou sexualidade. Há várias comunidades online, discutindo as transgeneridades e outras inconformidades de gênero, bem como outras esferas associadas a elas (como trabalho, educação, transfobia, relacionamentos, moda, etc.). Seja inscrevendo-se em um grupo de e-mails, participando de comunidades no Orkut ou Facebook, ou lendo e colaborando em blogs, é possível encontrar numerosos recursos na internet. Abaixo, além de algumas organizações, apresento alguns grupos relacionados à temática trans:

.

Organizações e grupos de apoio e luta:

. Todos contra a homofobia, a lesbofobia e a transfobia (Facebook)

. Transexualidade e travestilidade – Zero transfobia (Facebook)

. Centro de Referência da Diversidade (CRD). Grupo Pela Vidda/SP

Rua Major Sertório, 292/294 – República – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3151-5786   |   e-mail: crdiversidade@uol.com.br

. Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais

Rua Santa Cruz, 81 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Telefone : (11) 5087-9833

. GUDDS – Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (Facebook)

Belo Horizonte/MG

. ASTRA – Direitos Humanos e Cidadania GLBT

Rua Laranjeiras, 1473 – Getúlio Vargas – Aracaju/SE

. REDTRANS – Rede Nacional de Pessoas Trans (Facebook)

Travessa Tobias de Macedo, 53 – 2º andar, sala 04 – Centro – Curitiba/PR

. Grupo Esperança

Travessa Tobias de Macedo, 53 – 2º andar, sala 04 – Centro – Curitiba/PR

Telefone: (41) 3323-7825   |   e-mail: grupoesperanza1994@yahoo.com.br

.

Nota.

[1]- preferi ‘mudanças…’ ao termo ‘transição’ (no original, transition), por acreditar que transição remeta, desnecessariamente, a um ponto de partida e a um ponto de chegada. Especialmente quando o termo não se aplique simetricamente a mudanças sociais e corporais paralelas realizadas pela sociedade dominante cisgênera, como na mudança de nome após o casamento, cirurgias plásticas e tratamentos hormonais, por exemplo. Haveria ‘transição’ nestes casos, afinal?

Isso posto, não se pode desconsiderar o seu uso e significação por parte de pessoas transgêneras. Espero que minha opção pela substituição de ‘transição’ não seja ofensiva a ninguém, e sim questionadora dos pressupostos dominantes de que haveria um binário discreto* de gênero e as transgeneridades, e em especial a transexualidade, seriam necessariamente um caminhar entre supostos A (mulher ou homem) e B (homem ou mulher).

* no sentido matemático, em oposição a contínuo (aliás, discussão bacana posta nessa tese encontrada num acaso googleano)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s