Micropolíticas anticissexistas

Eu e Dani vamos retornando da Fonte Nova (que ficou relativamente acessível após a dispersão com brutalidade policial desnecessária) em direção à Lapa. Há um cordão policial revistando todo mundo que passa. Um policial finge cordialidade com um ‘boa tarde’ descarado, que é respondido com cinismo também.

pm-truculento. “Aonde vocês estão indo?”

eu. “Queremos caminhar por aqui.”

[breve tentativa de pagar de advogada do direito de ir e vir]

pm-truculento. “O acesso por aqui está restrito, pra onde vocês estão indo?”

dani. “Queremos subir pro Campo Grande.”

pm-truculento. “Precisamos revistar as mochilas.”

E então, Dani se dirige à policial que está próxima. Eu sigo em direção a ela também — primeiro ato micropolítico. O pm-truculento me toma a mochila com força:

pm-truculento. “Eu não posso te revistar, mas posso revistar sua mochila.”

Eu fico excitadinha com a virilidade do moço, só que não. Ele olha minha garrafa d’água, e nada mais, enquanto Dani tem seu vinagre confiscado e seu maço de cigarros cuidadosamente inspecionado. Ele me pergunta pra onde vou de novo, digo que penso em voltar pra casa:

pm-truculento. “Você mora onde?”

eu. “Rio Vermelho.”

pm-truculento. “Então é melhor você ir por aqui (apontando o caminho inverso ao que queríamos fazer).”

Em uns minutos, já sem o vinagre, Dani insiste:

dani. “Por que não podemos ir por aqui?”

pm-truculento. “O rapaz aqui não falou que vai pro Rio Vermelho? …”

eu (interrompendo). “Rapaz não, senhorita.” — segundo ato micropolítico

pm-truculento. “Como é?”

eu. “Senhorita.”

pm-truculento-e-cínico. “Então, VOCÊ não vai para o Rio Vermelho?”

É o que teve pra ontem, né.

Deixe um comentário

