Noel Rosa (trecho cortado de artigo)

Ao pensar sobre as dúvidas que me assombravam durante certa fase da ‘transição’, pensei na música ‘Com que roupa’, de Noel Rosa, Fiz a seguinte nota num artigo, que acabei apagando por conta de espaço: 

Se o contexto de Noel Rosa não é exatamente trans*, permito-me ainda assim uma breve reinterpretação trans de ‘Com que Roupa?’: “Agora vou mudar minha conduta / Eu vou pra luta pois eu quero me aprumar / Vou tratar você com a força bruta / Pra poder me reabilitar / Pois esta vida não está sopa / E eu pergunto: com que roupa? / Com que roupa que eu vou”. Entendendo, aqui, ‘você’ como ‘cistema’ – dispositivos de poder que posicionam a cisgeneridade como normatividade.

[ http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Com_Que_Roupa_(Noel_Rosa)_1930.ogg ]

Deixe um comentário

