Sonho breve

Acordei pela manhã, umas 9:20, após um sonho. Estava próxima à queda de uma cachoeira, a água pela cintura, a corrente mansa me atravessando suave. Há um pequeno varal de roupas, destes de apoio no chão, de alguma maneira – flutuando? suspenso? – sobre as mesmas águas em que me encontro imersa. Há várias, várias peças de roupa: identifico algumas como minhas, e retiro algumas destas, analisando-as. Há camisas sociais associadas ao masculino, há roupas íntimas associadas ao feminino, há provavelmente outros itens associados a um dos dois gêneros.

Retiro-as do varal, e não sei onde as coloco – possivelmente eu simplesmente as dispense do sonho. Uma das camisas sociais está bem suja. Encardida. Olho-a detidamente, e a camisa que pareceria ser uma de minhas camisas amarelo-mostarda — coisa séria de escritório — apresenta, repentinamente, um forro prata brilhante. Muito mais fechativo, simplesmente. Olho para o lado, há uma de minhas calcinhas e uma outra camisa social seguindo em direção à queda d’água. Tenho medo de me aproximar, e observo enquanto camisa e calcinha estão prestes a descer. De alguma forma, magnifico a calcinha a cair. Entristeço-me por ela.

Em minutos (minutos?), afasto-me da queda e me surpreendo com o árido que passa a me rodear, neste mesmo local por onde desciam águas suaves e perenes. Volto-me para a queda tornada precipício seco e alaranjado: um senhor, enxada sobre os ombros, vem subindo por algum caminho pela pretérita queda d’água. Ele sobe e vem pelas margens do já antigo leito de onde o observo. Ele passa indiferente à minha presença.

Deixe um comentário

